DICIONÁRIO DE GESTÃO – LETRA H

Dicionário

HABILIDADE
É a capacidade de utilizar o conhecimento para agregar valor aos produtos que atendem às necessidades das pessoas. O conhecimento é transferido ao produto através da habilidade, numa combinação das atividades gerenciais e técnicas.

HARDWARE
Equipamentos e materiais. Um dos três elementos básicos que compõem as organizações humanas (hardware, software e humanware).

HERZBERG, F.
Propôs a teoria da MOTIVAÇÃO, distinguindo dois tipos de fatores motivacionais: os que trazem conforto e os que trazem desconforto. Influenciou o lado humano do TQC japonês, juntamente com Maslow e McGregor. Escreveu os livros “Motivation to Work” e “Work and the Nature of Man”.

HISTOGRAMA
Gráfico de barras que representa a distribuição de freqüência de uma população. É uma das Sete Ferramentas do Controle da Qualidade.

HORIZONTAL ORGANIZATION
Uma organização horizontal (horizontal organization) ou achatada (flat organization) é a que minimiza o número de níveis hierárquicos de modo a estar mais perto dos clientes e em que os trabalhadores estão também mais próximos dos níveis de decisão. É um conceito que propõe acabar com a pirâmide hierárquica das organizações tradicionais. A sua vantagem principal é tornar os circuitos de decisão mais curtos, logo mais rápidos. Os empregados, sentindo-se menos vigiados, revelam maior empenhamento e criatividade. Este tipo de organização favorece a criação de estruturas matriciais, mais leves e flexíveis, em que existe uma maior descentralização das responsabilidades.

HOSHIN
Ver Gerenciamento Interfuncional.

HOSHIN KANRI
Ver Gerenciamento pelas Diretrizes.

HUMANWARE
Os recursos humanos de uma organização. Um dos três elementos básicos que compõem as organizações humanas (hardware, software e humanware).

,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário