DICIONÁRIO DE GESTÃO – LETRA J

 Dicionário

J.M. JURAN
Especialista em administração da Qualidade. Uma de suas maiores contribuições foi a ênfase no crescimento do ser humano e no trabalho apoiado na motivação. Juran ressaltou ainda a grande diferença entre criar (Melhorias) e prevenir mudanças (Rotina). A chamada “Trilogia Juran” engloba os processos gerenciais: Planejamento da Qualidade, Controle da Qualidade e Melhoramento da Qualidade. O Prof. Juran é autor de diversos trabalhos e livros, dentre os quais “Juran’s Quality Control Handbook”, “Quality Planning and Analysis”, “Juran on Leadership for Quality: an Executive Handbook”.

JAD – JOINT APPLICATION DESIGN
Conjunto de sessões intensivas e mediadas entre usuários e analistas de um sistema, com o objetivo de explicitar os seus requisitos. A técnica, desenvolvida nos anos setenta pela IBM do Canadá, voltou a ficar em voga com o uso do RAD – Rapid Application Development, metodologia que combina o JAD (para definir rapidamente a especificação do sistema) com o uso de ferramentas CASE e de metodologias de prototipação, para chegar a um produto final em menor tempo.

JIT
Ver Just-in-time

JOT
Ver Just-on-time

JUSE
Union of Japanese Scientists and Engineers (União dos Cientistas e Engenheiros Japoneses). Criada em 1946 por engenheiros e pesquisadores. O TQC foi montado pelo seu Grupo de Pesquisa do Controle da Qualidade.

JUST-IN-TIME
Expressão utilizada no ocidente para traduzir uma filosofia e as técnicas de apoio à produção criadas e aperfeiçoadas pela Toyota (Sistema Toyota de Produção). Este sistema de produção requer que as peças sejam fornecidas ao processo seguinte somente na medida do necessário, com pequeno armazenamento prévio. Requer ainda que apresentem qualidade para evitar desperdícios. A grande vantagem do sistema “Just-in-time” (entrega em cima da hora) é a disciplina na qual ele se apoia: os processos sob controle, ou seja, qualidade, quantidade e regularidade previsíveis. O sistema just-in-time é o resultado natural do controle estatístico da qualidade, que, por sua vez, significa controle estatístico da velocidade da produção. (ver Just-on-time)

JUST-ON-TIME
Sistema que elimina o armazenamento prévio. No Just-on-time temos o abastecimento unitário (lote unitário) no exato momento de sua necessidade. (ver Just-in-time)

,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário