DICIONÁRIO DE GESTÃO – LETRA O

 Dicionário

 OBJETIVO
Enunciado escrito sobre resultados a serem alcançados num determinado período ou em determinada atividade. Direção a ser seguida, ponto a ser alcançado, alvo que se pretende atingir.

OBSERVAÇÃO DA AUDITORIA DA QUALIDADE
Constatação do fato, feita durante uma auditoria de qualidade consubstanciada por evidência objetiva.

OFF THE JOB TRAINING – OFF-JT
Ver Treinamento fora do Trabalho.

ON THE JOB TRAINING – OJT
Ver Treinamento no Trabalho.

OPERADOR
Aquele que executa qualquer atividade utilizando seu próprio esforço, tanto braçal como mental, para conseguir um resultado (produto ou serviço) que atenda a um cliente, externo ou interno.

ORGANIZAÇÃO
Termo genérico que designa qualquer empresa instituição, entidade etc. Exemplos de organizações: hospitais, indústrias, bancos, escolas, etc.

ORGANIZAÇÃO DA GARANTIA DA QUALIDADE
Responsável pela auditoria do processo e produto dentro da empresa. Fora da empresa responde pela auditoria da prática do controle da qualidade pelos fornecedores. A Organização de Garantia da Qualidade é responsável pelo levantamento de informações e pela condução da auditoria do processo.

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS
Técnicas estatísticas importantes na fase de análise das causas mais prováveis do problema considerado no giro do PDCA para melhorar. Para sua utilização, na maioria das situações, será necessário realizar interfrências no processo, ou seja, deverão ser provocadas alterações planejadas e controladas nos fatores do processo com o objetivo de observar as mudanças correspondentes nos seus efeitos. Este procedimento irá gerar informações que serão processadas para que possamos confirmar as causas mais prováveis e determinar o sentido no qual o processo deverá ser direcionado, com o propósito de atingir a meta de melhoria.

OTIMIZADOR
Software, usualmente embutido no compilador que otimiza o código gerado a partir do exame do programa a ser compilado, eliminando redundâncias, código inacessível, etc.

OUTPLACEMENT
Os grupos empresariais têm passado por reestruturações associadas a despedimentos maciços. Neste contexto há um novo negócio a florescer, o outplacement. É uma técnica de gestão de recursos humanos que visa apoiar os trabalhadores dispensados rumo à sua reinserção profissional. As consultoras em outplacement fornecem aconselhamento financeiro e formação em recrutamento e seleção. Há quem prefira criar centros de outplacement internos, que prestam auxílio aos trabalhadores dispensados e aos que são recolocados em novas funções.

OUTSOURCING
Trata-se de contratar uma entidade exterior à empresa para executar serviços não estratégicos (que não produzem valor acrescentado para os clientes), em vez de os produzir internamente. A grande vantagem reside na redução de custos que tal opção implica. Talvez ainda seja mais importante o fato de o outsourcing libertar mais tempo os executivos para se dedicarem mais às core competence (competências estratégicas) da empresa. O conceito nasceu na área das tecnologias de informação. Tem maior potencial de aplicação em indústrias dinâmicas, em que as pressões para cortes nos custos são mais intensas, nomeadamente nos grupos empresariais que pretendem seguir uma estratégia de integração vertical das suas atividades.

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